O pedido de cerimônia da chuva nas comunidades Maya Mam de San Ildefonso Ixtahuacán, Guatemala: um costume ancestral em risco de desaparecer
DOI:
https://doi.org/10.4067/S0718-47272022000200034Palavras-chave:
Visão de mundo maia, tradição indígena, espiritualidade, patrimônio imaterial, pedido de chuvaResumo
A Cerimônia de Pedido de Chuva é um ritual maia que tem suas origens na cultura pré-hispânica da Mesoamérica. Neste artigo analisa-se o ritual cerimonial, uma tradição ancestral que sobreviveu ao longo dos anos, apesar da aculturação que a colonização europeia implicou. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa qualitativa, especialmente em entrevistas, trabalho de campo e informações bibliográficas que permitem conhecer o contexto desta sociedade maia. Da mesma forma, estuda-se tanto a visão de mundo dessa espiritualidade quanto os elementos que colocam em risco a sobrevivência desse patrimônio imaterial. Conclui-se que a cerimônia é complexa, com muitos elementos identitários em termos de rituais e crenças ancestrais, que merecem proteção como patrimônio imaterial, pois está ameaçada com a irrupção da religião cristã e a mudança do modelo de exploração agrícola, que Afeta os rituais relacionados aos ciclos das diferentes culturas.
Downloads
Referências
Barrios, C. (2004). Ch’umilal Wuj, El libro del destino. Guatemala: Cholsamaj.
Bernard Menna, A. I. y Lozano Cortés, M. (2004). Las bebidas sagradas mayas: el balché y el saká. Gazeta de
Antropología, 20. Recuperado de http://www.ugr.es/~pwlac/G20_20Alicia_Bernard-Maribel_Lozano.html
Borja Hernández, M., Limón Aguirre, F., Abrahán Bá Tiul, M. y Giraldo Palacio, O. F. (2020). Tzuultaq’a: defensa territorial y diferencia radical entre los mayas q’eqchi’. Alteridades, 60, 117-128. DOI: 10.24275/uam/izt/dcsh/alt/2020v30n60/Borja
Broda de Casas, J. (1971). Las fiestas aztecas de los dioses de la lluvia. Revista Española de Antropología Americana, 6, 245-327. Recuperado de https://revistas.ucm.es/index.php/REAA/article/view/REAA7171110245A
Broda, J. (2019). La fiesta de Atlcahualo y el paisaje ritual de la cuenca de México. Trace (México, DF), (75), 9-45. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-62862019000100009&lng=es&tlng=es
Buenrostro, M. (2009). Las bondades de la milpa. Revista Ciencias, 92(octubre-marzo), 30-32. [En línea]. Recuperado de https://www.revistacienciasunam.com/es/41-revistas/revista-ciencias-92-93/213-las-bondades-de-la-milpa.html
Caballero Mariscal, D. (2015). La identidad maya-poqomchi´ guatemalteca en sus manifestaciones espirituales y religiosas. Revista de Estudios Sociales, (53), 52-64. DOI: http://dx.doi.org/10.7440/res53.2015.04
Caballero, D. (2017). La religiosidad Maya-Achi’ guatemalteca como fundamento de su identidad cultural. Revista Cultura y Religión, 11(2), 70-92. Recuperado de https://www.revistaculturayreligion.cl/index.php/
revistaculturayreligion/article/view/789
Carlsen, R. S., Montoya, J. y Holsbeke, M. (2008). Los tejidos mayas: espejos de una cosmovisión; Kemtzij: kemon taq tzij na'oj. Guatemala: Cholsamaj.
Carrasco, A. C., Sánchez, N. E. y Tamagno, L. E. (2012). Modelo agrícola e impacto socio-ambiental en la Argentina: monocultivo y agronegocios. La Plata: SeDiCI, UNLP. Recuperado de http://sedici.unlp.edu.ar/
bitstream/handle/10915/24722/Documento_completo__.pdf?sequence=3
Carrera, J. A. (1999). El estudio de mercado de tierras. Serie Desarrollo Productivo. Santiago de Chile: CEPAL-ECLAC. Recuperado de https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/4672/S00020102_es.pdf?sequence=2&isAllowed=y
Cojtí Cuxil, D. (1997). El movimiento maya en Guatemala. Guatemala: Cholsamaj.
Edouard, F. (2010). Gobernanza en la tenencia de la tierra y recursos naturales en América Central. (Documento de trabajo sobre la tenencia de la tierra 18). FAO. Recuperado de http://www.fao.org/3/a-al934s.pdf
Estrada Ochoa, A. C. (2006). Li Tzuultaq´a ut li Ch´och´. Una visión de la tierra, el mundo y la identidad a través de la tradición oral q´eqchi´ de Guatemala. Estudios de cultura maya, 27, 149-163. DOI: 10.19130/iifl.ecm.2006.27.106
Estrada Peña, C. (2015). Anima’ ri cho, anima’ ri plo: espíritu de la laguna, espíritu del mar. Acerca del día Imox entre los k’iche’. Estudios de cultura maya, 45, 191-224. DOI: 10.19130/iifl.ecm.2015.45.138
Florescano, E. (2000). La visión del cosmos de los indígenas actuales. Saberes y razones. Revista Desacatos, (5), 15-29 Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-050X2000000300002
Freidel, D., Shbele, L. y Parker, J. (1993). El Cosmos maya: Tres mil años por la senda de los chamanes. México D.F.: Fondo de Cultura Económica.
Gabriel, M. (2007). El uso ritual de alcohol, tabaco, cacao e incienso en las ceremonias agrarias de los mayas yucatecos contemporáneos. Estudios de cultura maya, 29, 155-184. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-25742007000100007
Garrard-Burnett, V. (1998). Protestantism in Guatemala. Living in the New Jerusalem. Texas: University of Texas Press.
Gavilán Vega, V. y Vigueras Cherres, P. (2020). Temporalidades y memorias corporizadas en los rituales aymaras del norte de Chile. Revista Cultura y Religión, 14(2), 100-120. DOI: 10.4067/S0718-47272020000200107
Gil García, F. M. (2012). Lloren las ranas, casen las aguas, conténganse los vientos. Rituales para llamar la lluvia en el centro y sur andino. Revista Española de Antropología Americana, 42(1), 145-168. DOI: 10.5209/rev_REAA.2012.v42.n1.38641
Graulich, M. (1999). Fiestas de los pueblos indígenas: ritos aztecas, las fiestas de la veintena. México: Instituto Nacional Indigenista
Gubler, R., 2007. El informe contra idolorum cultores del obispado de Yucatán. Estudios de cultura maya, 30, 107-138. Recuperado de https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-25742007000200005
Hermesse, J. (2014). Reafirmación de la vitalidad de los rituales a las montañas y a la lluvia después del paso de un huracán en el Altiplano Mam de Guatemala. AIBR, Revista de Antropología Iberoamericana, 9(03), 257-277. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=62333037003
Hinojosa, S. Z. (2011). Mayas, spirituality, and the unfinished history of conflict in Guatemala. Revista Cultura y Religión, 5(2), 173-187. Recuperado de https://www.revistaculturayreligion.cl/index.php/revistaculturayreligion/article/view/291
Hobsbawm, E. (1983). Inventing Traditions. En E. Hobsbawm y T. Ranger (eds.), The Invention of Tradition (pp. 1-14). Cambridge: Cambridge University.
Hostnig, R., Hostnig, R. y Vásquez Vicente, L. (1998). Etnobotánica Mam. Quetzaltenango, Guatemala: GTZ, Proyecto Educación Maya Bilingüe Intercultural.
Mondloch, J. (1982). Sincretismo religioso maya-cristiano en la tradición oral de una comunidad quiché. Mesoamérica, 3(3), 107-123.
Morales Sic, J. R. (2004). Religión y política: el proceso de institucionalización de la espiritualidad en el movimiento maya guatemalteco. (Tesis para optar al grado de maestría en Ciencias Sociales). FLACSO Programa Centroamericano de Postgrado, Guatemala. Recuperado de http://hdl.handle.net/10469/1863
Mosquera Saravia, M. T. (2022). Cosmovisión mesoamericana: el encuentro entre ladinos, xinkas y mayas. Revista Ciencia Multidisciplinaria CUNORI, 6(1), 71-89. DOI: 10.36314/cunori.v6i1.187
Niglio, O. (2020). El tiempo de la contemporaneidad. Culturas. Revista de Gestión Cultural, 7(1), 67-89. DOI: 10.4995/cs.2020.13695
Ortiz, I. (2015). Crecimiento Evangélico y el reto de la Transformación Integral de la iglesia. [En línea]. Centro ESDRAS. Recuperado de https://docplayer.es/22071408-Crecimiento-evangelico-y-el-reto-de-la-transformacion-integral-de-la-iglesia.html
Pacheco Salgado, F. R. (2018). Análisis de las políticas públicas culturales en comunidades indígenas de la Sierra Nevada de Santa Marta. Culturas. Revista de Gestión Cultural, 5(1), 23-37. DOI: 10.4995/cs.2018.9844
Ramón Fernández, F. (2016). La dinamización en el ámbito turístico mediante la puesta en valor de los Bienes de Interés Cultural Inmaterial. Revista de Gestión Cultural, 3(1), 36-47. DOI: 10.4995/cs.2015.4067
Sánchez Morales, P. y Romero Arenas, O. (2017). Combustibles fósiles y CO2e en sistemas de milpa tradicional y maíz en monocultivo en Tlaxcala, México. Revista Mexicana de Ciencias Agrícolas, 8(4), 919-932. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=263152088012
Similox, V. (2010). El crecimiento de las iglesias evangélicas en Guatemala: Una mirada socio-religiosa. [En línea]. Concejo Ecuménico Cristiano de Guatemala. Recuperado de https://web.archive.org/web/
/http://www.concejoecumenico.org/documentos/2010/Crecimiento_de_Iglesias_evangelicas_en_guatemala.pdf
Similox, V. (2017). Cristianismo y espiritualidad maya en Guatemala: una relación asimétrica. Espiritualidad Maya de Guatemala [en línea]. Recuperado de http://www.espiritualidadmaya.org/articulos-academicos/149-cristianismo-y-espiritualidad-maya-en-guatemala-una-relacion-asimetrica
Suárez-Barraza, M. F. y Miguel Dávila, J. A. (2021). Exploring Fayol's management process in a traditional Mayan dance (Pochó Dance): an ethnographic study. Asia-Pacific Journal of Business Administration, 13(2), 189-215. DOI: 10.1108/APJBA-07-2020-0234
UNESCO (2003). Convención para salvaguardar el patrimonio cultural inmaterial. París: UNESCO. Recuperado de https://ich.unesco.org/es/convenci%C3%B3n
Viveiros de Castro, E. (1998). Cosmological deixis and amerindian perspectivism. The Journal of the Royal Anthropological Institute, 4(3), 469-488. DOI: 10.2307/3034157
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Cultura y Religión
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos de autor e concedem à revista o direito à primeira publicação da obra, que será simultaneamente licenciada nos termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International 4.0 (CC BY 4.0), que permite a terceiros a partilha da obra). com reconhecimento de autoria e publicação inicial do trabalho nesta revista.
- Os autores podem celebrar acordos contratuais adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho na revista (por exemplo, publicá-lo em um repositório institucional, em seu site pessoal ou em um livro), com reconhecimento de sua assinatura inicial. publicação nesta revista.
- Os autores podem e são incentivados a divulgar a versão publicada de seu trabalho na Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sites) antes e durante o processo de submissão do manuscrito, pois isso poderá gerar trocas produtivas, para uma citação maior e mais rápida. do trabalho publicado.