Ruptura e conexão na busca espiritual neotradicionalista no Chile

Autores

  • Marcelo Berho Castillo Universidad Católica de Temuco
  • Carolina García Navarrete Universidad Católica de Temuco

DOI:

https://doi.org/10.4067/S0718-47272022000200147

Palavras-chave:

ruptura, conexão, busca espiritual, neotradicionalismo, rituais

Resumo

O artigo se concentra em compreender as formas pelas quais os membros de uma iniciativa congregacional neotradicionalista, denominada Iglesia Nativa Americana del Fuego Sagrado de Itzachilatlan (FSI), realizam um projeto de vida que definem como um "caminho de espiritualidade". A partir do trabalho de campo antropológico realizado no centro cerimonial FSI no Chile, interpretamos as práticas e narrativas que mulheres e homens, "buscadores espirituais" da congregação, utilizam para alcançar a realização pessoal. A análise centra-se na “busca da visão”, instância ritual que abordamos à luz do estudo dos ritos de passagem (Van Gennep, 2013) e do simbolismo ritual (Turner, 2013). Os resultados sugerem que nesse processo existem dois mecanismos que chamamos –inspirados na nomenclatura de Van Gennep– ruptura e conexão. Ambos os mecanismos intervêm de forma mais ou menos radical na ordem do quotidiano, levando a pessoa a experimentar e manifestar uma transformação de si e do mundo em que habita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Berho Castillo, Universidad Católica de Temuco

Antropólogo, Licenciado en Antropología de la Universidad Católica de Temuco, Chile, Doctor en Ciencias Sociales del Instituto de Desarrollo Económico y Social (IDES) – Universidad Nacional de General Sarmiento, Buenos Aires. Actualmente es profesor asociado del Departamento de Antropología, Facultad de Ciencias Sociales y Humanidades, UC Temuco, Chile. Dirección Montt 56, Temuco, [email protected], (56) 452 205 307. Orcid 0000-0002-6062-817X

Carolina García Navarrete, Universidad Católica de Temuco

Magíster en Manejo de Recursos Naturales, Universidad de La Frontera, Temuco, Chile. Antropóloga, licenciada en Antropología, Universidad Católica de Temuco. Investigadora independiente.

Referências

Alce Negro & Brown, J. E. (2002). La pipa sagrado. Los siete ritos secretos de los indios sioux. Madrid. Miraguano.

Arias, A. (2012). Significados y apropiaciones mexicas de la Danza del Sol. Estudio de caso de Axixik Temazkalpul-li. Revista Cuicuilco, 19 (55), 195-217. Visitado el 15 de marzo del 2019. (http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-16592012000300011)

Berho, M. & García, C. (2019). Salud y bienestar en una iniciativa neo-tradicionalista en Chile. CUHSO 29 (1): 249-275.

Benedict, R. (1971). El hombre y la cultura. Buenos Aires. Sudamericana.

Caicedo-Fernández, A. (2015). La alteridad radical que cura. Neochamanismos yajeceros en Colombia. Bogotá. Ediciones Uniandes.

Calabrese, J. (2001). The supreme court versus peyote: consciousness alteration, cultural psychiatry and the dilemma of contemporary subcultures. Anthropology of Consciousness, 12 (2), 4-19. Visitado el 10 de mayo del 2020. (https://anthrosource.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1525/ac.2001.12.2.4).

Carrete, J. & King, R. (2005). Selling spirituality. The silent takeover of religion. London. Routledge.

Centro de Estudios Públicos. (2018). Encuesta Centro de Estudios Públicos CEP 82, octubre-noviembre. Tema especial: Religión. Consultado en 22 de enero del 2022 de http://www.cepchile.cl

De la Peña, F. (2001). Milenarismo, nativismo y neotradicionalismo en el México actual. Ciencias Sociales y Religión 3 (3): 95-113.

De la Torre, R. (2013). “Religiosidades indo y afroamericanas y circuitos de espiritualidad new age”. En Variaciones y apropiaciones latinoamericanas del New Age (pp. 27-46). Renée De la Torre, Cristina Zúñiga y Nahayeilli Huet (Organizadoras). México. Casa Chata, CIESAS, ColJal.

Descola, P. (2012). Más allá de naturaleza y cultura. Buenos Aires. Amorrortu.

Descola, P. (2001). “Construyendo naturalezas. Ecología simbólica y práctica social”. En Naturaleza y sociedad. Perspectivas antropológicas (pp. 101-123). Philippe Descola y Gísli Pálsson (Compiladores). México. Siglo XXI.

Duch, Ll. (2012). La religión en el siglo XXI. Madrid. Siruela.

Eliade, M. (2000). El mito del eterno retorno. Madrid. Alianza Editorial.

Escohotado, A. (1995). Aprendiendo de las drogas. Madrid. Anagrama.

Foucault, M. (2014). La hermenéutica del sujeto. México. Fondo de Cultura Económica.

Frigerio, A. (2016). La ¿“nueva”? Espiritualidad: ontología, epistemología y sociología de un concepto controvertido. Ciencias Sociales y Religión 18 (24): 209-231.

Galinier, J. & Molinié, A. (2013). Los neo-indios. Una religión del tercer milenio. Quito. Abya Yala.

Geertz, C. (2009). La interpretación de las culturas. Barcelona. Gedisa.

Heelas, P. (2008). Spiritualities of life: new age romanticism and consumptive capitalism. The Oxford Handbook of the Sociology of Religion, edited by Peter B. Clarke. London. Wiley-Blackwell.

Heelas, P. & Woodhead, L. (2005). The spiritual revolution: why religion is giving way to spirituality. Oxford. Blackwell.

Houtman, D. & Aupers, S. (2007). The spiritual turn and the decline of tradition: the spread of post-Christian spirituality in 14 Western countries, 1981-2000. Journal for the Scientific Study of Religion 46 (3): 305-320.

Jameson, F. (1991). El posmodernismo o la lógica cultural del capitalismo tardío. Barcelona. Paidós.

Kristeva, J. (1995). Las nuevas enfermedades del alma. Madrid. Cátedra.

Lienhardt, G. (1966). Antropología social. México. Fondo de Cultura Económica.

Lyotard, F. (1995). La condición posmoderna. Madrid. Cátedra.

Sarrazin, J.P. (2012). New age en Colombia y la búsqueda de la espiritualidad indígena. Revista Colombiana de Antropología 48 (2): 139-162.

Scuro, J. (2016). Neochamanismo en América Latina. Una cartografía desde el Uruguay (Disertación doctoral). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Porto Alegre.

Semán, P. & Viotti, N. (2015). “El paraíso está dentro de nosotros”. La espiritualidad de la Nueva Era, ayer y hoy. Nueva Sociedad 260: 81-94.

Shultes, R.E. & Hofmann, A. (1998). Plantas de los dioses. Orígenes del uso de los alucinógenos. México. Fondo de Cultura Económica.

Streib, H. & Hood, R. (2016). “Understanding spirituality: conceptual considerations”. En Semantics and psychology of “spirituality”: a cross-cultural analysis (pp. 3-17). Heinz Streib & Ralph Hood (Orgs.) New York. Springer.

Turner, V. (2013). La selva de los símbolos. México. Siglo XXI.

Turner, V. (1988). El proceso ritual. Estructura y antiestructura. Madrid. Taurus.

Van Gennep, A. (2013). Los ritos de paso. Madrid. Alianza Editorial.

Weber, M. (2007). La ciencia como profesión. Madrid. Espasa Calpe.

Weber, M. (1983). Ensayos sobre sociología de la religión. Madrid. Taurus.

Woodhead, L. (2010). “Real religion, fuzzy spirituality?: Taking sides in the sociology of religion. En Religions of modernity: relocating the sacred to the self and the digital (pp. 31-48). Steve Aupers & Dick Houtman (Orgs.). Leiden. Brill.

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Berho Castillo, M., & García Navarrete, C. (2022). Ruptura e conexão na busca espiritual neotradicionalista no Chile. Cultura Y Religión, 16(2), 147–170. https://doi.org/10.4067/S0718-47272022000200147

Edição

Seção

Artículos de investigación